Encruzilhada

Encruzilhada

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Além das Montanhas, Exterminador do Futuro 2 e Duro de Matar


16. Além das Montanhas – 12/01 - Cinema

É um filme que precisa ser digerido. A caracterização da vida no convento das montanhas é tão perfeita que por vezes esquecemos que não é um filme de época, o que só faz aumentar o choque quando vemos aquelas pessoas em contato com o mundo de fora do convento. O medievalismo daquele modo de vida pode ser encarado como uma crítica direta à Igreja, mas também como uma analogia ao estado totalitário que por anos dominou a Romênia.
Porém, apesar de considerar boa a construção da narrativa, fiquei com a impressão de que Cristian Mungiu se alonga demais, o que compromete um pouco o ritmo da história como um todo.

MEMO: O belo plano inicial, com Voichina caminhando na direção oposta a todas as outras pessoas que desembarcam, até encontrar Alina; (ALERTA DE REVELAÇÕES SOBRE O ENREDO!) a reação da médica ao constatar, diante das freiras, que Alina está morta.

17. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final – 13/01 – DVD - repetido

A produção Sci-fi de James Cameron é uma pipoca saborosa. É um filme muito bélico, há furos no roteiro, mas no geral, o efeito Schwarzenegger é capaz de salvar o dia: tanto o filme como o grandalhão inexpressivo - e por isso mesmo perfeito como robô - são puro carisma.
MEMO: Durante a invasão da Cyberdyne, o exterminador enfrenta a polícia armado até os dentes e não faz uma vítima fatal sequer.

18. Duro de Matar – 14/01 – DVD – repetido

Que peça de entretenimento! A fita de ação com Bruce Willis é deliciosa e explora ao máximo o carisma do astro, aqui interpretando John McClane pela primeira vez. Os vilões estrangeiros são o típico clichê do cinema americano, mas Alan Rickman defende as cores de seu time com muita dignidade, e o jogo de gato e rato no alto do Nakatomi Plaza é capaz de fazer a gente esquecer as questões político-culturais por uma noite. Um filme redondinho que ainda diverte mais de 20 anos depois de ter sido feito.

MEMO: Dentre as várias sequências de ação antológicas (McClane saltando do terraço explodindo; fugindo pelo poço do elevador...), destaque para a encarada final entre Hans e McClane.