Encruzilhada

Encruzilhada

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Kill Bill


 22. Kill Bill Vol.1 – 17/01 - DVD - repetido 
Quentin Tarantino é um artista excepcional e confesso ficar embasbacado com sua estética e com cada carta tirada da manga. Apesar da vaidade (anunciar nos créditos que este é ‘o 4º filme de Quentin Tarantino é por demais egocêntrico, não?), o escritor/diretor inicia a história de vingança da Noiva cuspindo referências e partindo pra porrada sem delongas, mostrando-se um excelente condutor de cenas de ação. Há excessos, mas se não houvesse não seria Tarantino.
É muito bom ver tantas ótimas (e fortes) personagens femininas, a começar pela protagonista de Uma Thurman. Música, referências, pés, Uma Thurman... como Vivica A. Fox diz no making of, é ‘um Tarantino clássico’.

MEMO: Entre os muitos marcos fundados pelo filme como a roupa amarela da Noiva (em referência a Bruce Lee) e a luta contra os 88 Loucos, é simplesmente fantástica a opção de mostrar a origem de O-Ren Ishii através de um anime e inseri-lo no meio do filme.

23. Kill Bill Vol.2 – 17/01 – DVD – repetido
É engraçado que, embora tenha sido um golpe de marketing dos Weinstein, a divisão dos dois ‘volumes’ parece ter dividido o próprio Tarantino. Se em Vol.1 ele privilegiava a ação e as lutas, aqui ele dá sequência à saga da Noiva de forma mais crua e se concentra um pouco mais nos personagens. Pontos pra ele, especialmente pelas presenças de Michael Madsen e Uma Thurman em cena. Sem falar, é claro, do mitológico Pai Mei (Gordon Liu). O ponto baixo fica por conta do terceiro ato, com o encontro entre a Noiva e Bill se alongando além do necessário, embora eu ache interessante a opção pelo anti-clímax no confronto dos dois.

MEMO: A angustiante – e célebre – sequência em que a Noiva é enterrada viva.