Encruzilhada

Encruzilhada

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Comentário 'Calabar - O elogio da traição', de Chico Buarque e Ruy Guerra


CALABAR – O elogio da traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra (1973)


Tomando liberdades propositalmente em cima de um episódio histórico, Chico Buarque e Ruy Guerra transformam em herói uma figura que sempre foi tida como traidor e misturam drama e comédia no texto deste saboroso espetáculo musical.

Com a figura de Calabar pairando sobre a ação – sendo o centro dos acontecimentos e dando nome à peça, mas sem nunca mostrar o rosto, de fato – o enredo enfoca governantes holandeses e portugueses, Igreja, colonos e mercenários no nordeste do Brasil colonial de 1635, tecendo uma teia de traição (por vezes cômica) e fazendo referências a momentos mais recentes da história do país.

O texto traz canções célebres como ‘Tatuagem’ e apresenta personagens ricos como Barbara, Anna de Amsterdam, o Frei, Sebastião do Souto e o impagável e megalomaníaco Mauricio de Nassau. Todos organizados nos versos e prosa de Chico e Ruy para produzir uma pertinente crítica política e social à colonização (em especial ao modelo monocultor dos portugueses adotado no Brasil) e, consequentemente, à Ditadura Militar com suas ‘versões oficiais’ dos fatos, prática da censura e alinhamento com os EUA, colonizadores modernos.

“ Um dia este país há de ser independente. Dos holandeses, dos espanhóis, dos portugueses... Um dia todos os países poderão ser independentes, seja do que for. Mas isso requer muito traidor. Muito Calabar. E não basta enforcar, retalhar, picar... Calabar não morre. Calabar é cobra-de-vidro. E o povo jura que cobra-de-vidro é uma espécie de lagarto que quando se corta em dois, três, mil pedaços, facilmente se refaz.” (BUARQUE & GUERRA, 1973:133)