Encruzilhada

Encruzilhada

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Comentário Mostra 'William Kentridge – fortuna'




Recomendo a exposição ‘William Kentridge – Fortuna’, em cartaz até amanhã, domingo 17/02, no Instituto Moreira Salles. Além do fato de que sempre vale a pena ir ao Instituto, a mostra de Kentridge apresenta um artista expressionista dedicado a retratar e refletir em seus desenhos (animados ou não) sobre o indivíduo, a sua África do Sul natal, a guerra e sua própria arte.

A retrospectiva é a primeira grande exposição sobre o artista na América do Sul e conta com 38 desenhos, 27 filmes, 184 gravuras e 10 esculturas produzidos desde 1989.

Além de abordar temas mais espinhosos em desenhos animados experimentais, Kentridge brinca com significados ao pintar formas em páginas de dicionários e não perde o bom humor ao se entregar à magia do vídeo para fascinar usando a si próprio (uma figura por vezes quase bonachona) como parte de algumas de suas obras em que desconstrói a noção de tempo, continuidade e de seu próprio processo artístico.

Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente 476, Gávea, Rio de Janeiro – RJ – Telefone: (21) 3284-7400 – De 11h às 20h, até amanhã, 17/2 – Entrada gratuita.