Encruzilhada

Encruzilhada

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Especial Oscar

Comentários sobre os indicados a Melhor Filme.

Assisti a 'Argo' no ano passado, durante o Festival do Rio. Segue o comentário.


Argo é um bom filme. Ponto. Colocado lá em cima por conta de tempos pouco criativos em Hollywood, o filme traz a maturidade de Ben Affleck como realizador – ainda que como ator ele siga inexpressivo. O prólogo que contextualiza a situação no Irã de forma quase documental (inclusive com as escolhas americanas de apoio ao ditador Xá Reza Pahlevi) já traz a estética a ser adotada por Affleck, que filma como se estivesse, de fato, na virada dos anos 70 para 80 e escolhe atores menos conhecidos para os papéis dos reféns, sempre em busca de uma representação fidedigna – esteticamente, é preciso dizer.

No entanto, há de se reforçar que é o ponto de vista americano da crise dos reféns. Americaníssimo, eu diria. Pois além de trazer apenas um lado da história, colocando americanos como vítimas do radicalismo islâmico sem questionar (a não ser em uma breve fala do personagem de Bryan Cranston) o papel dos EUA naquele país ou a conduta de sua política externa, de forma geral, o filme também aumenta as dificuldades da missão em solo iraniano de forma a elevar o nível de tensão. Funciona? Funciona. Mas fica com cara de filme de Hollywood feito por americanos que seguem olhando apenas para o próprio umbigo.

Apesar dos excessos, é uma grande história por si só, e um bom filme, bem encenado e que ainda tem como atrativos as presenças de John Goodman e Alan Arkin, impagáveis.

Abaixo você pode acessar comentários sobre os outros indicados a Melhor Filme.

Indomável Sonhadora - O homem, a terra e uma força da natureza.

A hora mais escura - A tortura retratada neutra está a serviço de quem?

As aventuras de Pi - Uma fábula de visual fantástico. Mas seria o suficiente para discutir a fé?

Lincoln - Spielberg perde a oportunidade de fazer um filme político e ainda resvala no racismo.

O lado bom da vida - Atores salvam o filme da mediocridade.

Os miseráveis - Sobra som, falta silêncio.

Amor - A visita cruel do tempo.

Django Livre - A justiça da arte sobre a História.