Encruzilhada

Encruzilhada

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - As aventuras de Pi



50. As aventuras de Pi – 13/02

Baseado no livro ‘Life of Pi’, que por sua vez foi acusado de plágio por usar uma premissa parecidíssima com uma história escrita pelo brasileiro Moacyr Scliar, ‘As Aventuras de Pi’ tem uma qualidade técnica indiscutível. Há cenas que parecem verdadeiras pinturas e toda temática da natureza e da espiritualidade favorecem essa qualidade. Ponto para a sensibilidade de Ang Lee, que comandou a adaptação que chegou a ser considerada inadaptável por alguns.

Aí chegamos a um ponto realmente pessoal. O filme todo é lindo, possui um mote bonito, o jovem Suraj Sharma é cativante, assim como o tigre Richard Parker e o Pi adulto interpretado por Irrfan Khan. Mas pra mim, falta alguma coisa.

Talvez o visual fantástico e o tom fabular não sejam o bastante para levantar o questionamento religioso. Acho que possui imagens muito interessantes (a ideia final também é muito bem sacada), mas aproveitando o tema do filme, minha fé em Pi não alcança um nível de crença suficiente para embarcar em suas aventuras de cabeça.

Não li ‘Life of Pi’, de Yann Martel. Mas prefiro ‘Relato de um náufrago’, de Garcia Márquez...

MEMO: O ‘voo’ da baleia é lindo, mas minha cena favorita é a sequência do naufrágio, culminando com Pi debaixo d’água, contemplando as luzes do navio, agora submerso.