Encruzilhada

Encruzilhada

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Cabra marcado para morrer


42. Cabra Marcado para Morrer – 05/01 – Internet

Originalmente um filme de ficção com não-atores que retrataria a vida do militante camponês João Pedro Teixeira, assassinado enquanto liderava a Liga Camponesa de Sapé na briga pela Reforça Agrária, ‘Cabra Marcado pra Morrer’ foi interrompido pelo Golpe Militar de 64. Com a anistia no governo Figueiredo, o mestre Eduardo Coutinho volta ao nordeste para reencontrar os personagens/atores da história não filmada e completar o filme como for possível.

Com um esforço de produção fabuloso, Coutinho produz uma obra semidocumental contando a história do projeto original, de João Pedro, sua família e outros líderes da região através de imagens de arquivo, depoimentos e as próprias imagens que se salvaram do filme de 64. O resultado é uma verdadeira jóia do cinema documental brasileiro, uma mistura de jornalismo, cinema novo, metalinguagem e documentário no retrato da militância política no campo, no interior do nordeste brasileiro, onde nos anos 50 começava a luta pela Reforma Agrária.

MEMO: Coutinho encontra Elizabete Teixeira, viúva de João Pedro, que por 17 anos esteve escondida em uma cidadezinha do Rio Grande do Norte, foragida do Regime Militar.

*O filme completo está disponível no youtube (link abaixo).