Encruzilhada

Encruzilhada

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - O Mestre


38. O Mestre – 25/01 – Cinema


Paul Thomas Anderson, Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams e Jonny Greenwood. É uma seleção em campo para trazer às telas a jornada de Freddie Quell (Phoenix), um ex-combatente desajustado, alcoólatra e completamente perdido na vida e no mundo que encontra em um culto um lugar ao qual pode pertencer.

Joaquin Phoenix é um verdadeiro furacão. Vê-lo em cena com outra força da natureza, Phillip Seymour Hoffman, é antes um privilégio, transformado em prazer e em aula de composição de personagem. Freddie e Lancaster Dodd se encaram como indivíduos que se identificam, se reconhecem, e entre encontros e desencontros (emocionais e físicos) desenvolvem uma afeição e admiração não-verbalizada um pelo outro. Fechando o trio principal de atores, Amy Adams aparece menos, mas exala algo de Lady Macbeth.

A fotografia é linda e a reconstituição de época é assombrosa. Quando vemos Freddie trabalhando como fotógrafo, por um momento não parece que estamos vendo um filme de 2012 que se passa nos anos 50, mas sim um filme dos próprios anos 50 com uma definição de imagem fantástica para a época.

P.T. Anderson tem seu próprio estilo autoral, e aqui ele se faz presente em todos os mínimos aspectos, deixando sua marca em cada fotograma, nos enquadramentos, no ritmo de desenvolvimento da história e nas escolhas narrativas. Na minha opinião, o desfecho demora um pouco a acontecer, mas nada que comprometa por um segundo essa jornada deslumbrante regida à notas dissonantes e agoniantes da trilha de Jonny Greenwood, que já havia feito um trabalho fantástico em parceria com PT Anderson, em Sangue Negro.

MEMO: Lancaster Dodd (Hoffman) interrogando Freddie em sua iniciação no culto; a cena dos dois na cadeia, com Joaquin Phoenix possuído; e a cena (que parece saída de ‘De Olhos Bem Fechados’) em que Freddie passa a enxergar todas as mulheres da sala nuas, num reflexo de sua condição psicológica em relação ao sexo.