Encruzilhada

Encruzilhada

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - O som ao redor


32. O som ao redor – 23/01 – Cinema – repetido


Soberbo e provocador, ‘O som ao redor’ por vezes parece um registro da vida real tamanho o seu naturalismo, na proposta e, consequentemente, na linguagem. Em outros momentos, flerta com o cinema experimental. A construção deste retrato produz um painel da classe média (pouco explorada em telas brasileiras), abordando suas idiossincrasias de forma singela através das várias personagens e situações que o filme apresenta.
Há uma tensão constante, um mal-estar presente entre as idas e vindas dos moradores dessa rua do Recife, tudo amplificado pela fotografia e o fantástico desenho de som, que prioriza ora batidas dub guturais e assustadoras, ora os sons ambientes que mantém uma constante poluição sonora na tela. Um grande filme brasileiro.

*A intenção de ‘Filmes e Memorabilia’ é apenas listar os filmes vistos no ano e muito brevemente comentá-los, em vez de tecer uma crítica (tarefa para a qual não me sinto qualificado o suficiente). Se alguém aí se interessar em ler uma excelente crítica de ‘O Som ao Redor’ (ou de diversos outros filmes), recomendo a(s) resenha(s) de Pablo Villaça, de quem sou leitor assíduo.


MEMO – Entre algumas imagens e sequências que certamente se tornarão icônicas, é perturbadora a cena da cachoeira no engenho, em que o velho Francisco e o neto João estão se banhando até que, num take fechado de João, as águas da cachoeira são vertidas em sangue.