Encruzilhada

Encruzilhada

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Quadrilogia Máquina Mortífera


26. Máquina Mortífera – 18/01 – DVD – repetido


Ao lado de Duro de Matar, é outra jóia do cinema de ação americano dos anos 80. Policial, adulto (cheio de palavrões) e por vezes sombrio neste primeiro episódio, traz uma química fabulosa entre Gibson e Glover e uma trilha sonora elegante o suficiente para funcionar quase como um personagem do filme, cortesia de Michael Kamen e Eric Clapton. A produção ainda cumpre um grande papel ao não estigmatizar em momento algum o personagem de Murtaugh, um negro bem-sucedido, com uma linda família e casa no subúrbio. Não se fazem mais filmes assim.

MEMO: Riggs se joga de um prédio algemado a um suicida em cima de um colchão inflável.
  
27. Máquina Mortífera 2 – 20/01 – DVD – repetido

O segundo capítulo segue a fórmula de filme policial adulto, cheio de palavrões, doses de ação anos 80 e muito investimento nos personagens, dando prosseguimento à mitologia da série, mantendo o tom levemente sombrio do primeiro e explorando a química da dinâmica Gibson/Glover. A adição de Joe Pesci é um prazer à parte com o baixinho brilhando em cada cena.

MEMO: A bomba na privada; Riggs derruba uma casa inteira usando sua picape como rebocador.

28. Máquina Mortífera 3 - 20/01 – DVD - repetido

Mais do mesmo, sem culpa, com a volta de Joe Pesci e a chegada de Rene Russo. Este terceiro capítulo é mais ensolarado (como o cartaz quase cômico atesta): mantém o que funciona na série, aumentando um pouco a comédia em relação à ação e limando o que havia de sombrio nos dois primeiros filmes.

MEMO: Em meio a boas cenas de ação, memorável mesmo é a DR de Riggs e Murtaugh no barco.

*Acreditem ou não, depois de assistir aos três primeiros filmes no fim de semana, me deparo com uma sessão do último episódio da série começando na noite de domingo. Não resisti.

29. Máquina Mortífera 4 – 20/01 – TV - repetido 


Como resistir quando, depois de assistir os três primeiros filmes em três dias, você descobre que a quarta parte acaba de começar a passar na TV? Tentando manter o ritmo depois de 6 anos da parte 3, o roteiro assume a idade dos personagens e por vezes faz troça disso. Há um ligeiro excesso de personagens, o que acaba deixando a personagem de Rene Russo enfraquecida, mas no geral, a ameaça chinesa funciona, Jet Li funciona, Chris Rock funciona e Riggs e Murtaugh ainda tem bala pra gastar. É o capítulo mais cômico, o mais fraco, às vezes quase cai na auto-paródia, mas Gibson e Glover juntos fazem valer a pena. É digno e diverte.

MEMO: A luta final com Jet Li é brutal enquanto o interrogatório do Tio Benny no dentista, com gás do riso, é hilário.