Encruzilhada

Encruzilhada

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Qual é o nome do bebê?


43. Qual é o nome do bebê? – 07/02 – Cinema

Um filme delicioso. Adaptação da peça ‘Le Prénom’, de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte  - aqui também diretores - o filme conquista desde o início com os letreiros que trazem apenas o primeiro nome de todos os membros da equipe e o estilo dinâmico de iniciar os trabalhos da narrativa (à la Ilha das Flores). E dinâmica aqui é a palavra-chave. 

Apoiado num texto fluente e num elenco afiado (encabeçado por Patrick Bruel, carisma puro e, segundo boatos, possível protagonista do Woody Allen de 2014), ‘Qual é o nome...’ não se mantém apenas no conflito do título e, na verdade, parte dele para, depois de ter apresentado e estabelecido cenário e personagens, iniciar a lavagem de roupa suja entre os cinco amigos (cada um com suas neuroses) sem nunca perder o bom humor.

Não há grandes observações sociais ou questionamentos morais como nos textos de Yasmina Reza (‘Deus da Carnificina’, adaptado ao cinema por Roman Polanski; ‘Arte’), mas tão pouco é esta a intenção aqui. 

Despretensiosa e leve, essa comédia ainda ganha muitos pontos por trazer trama e personagens adultos - ainda que por vezes em estado de ego infantil - sem nunca apelar para o pastelão ou a escatologia.

MEMO: O momento em que Vincent (Bruel) conta aos amigos o nome que dará ao filho.