Encruzilhada

Encruzilhada

domingo, 24 de março de 2013

Comentário leitura 'Um copo de cólera', de Raduan Nassar


Nunca tinha lido nada de Raduan Nassar. Conheci sua obra pela adaptação sublime de 'Lavoura Arcaica', de Luis Fernando Carvalho. Dia desses, fazendo uma faxina nos livros de casa, apanhei 'Um copo de cólera', livrinho vermelho de 87 páginas escrito em 1970, publicado em 1978. A forma como o li não foi a ideal. Infelizmente, ainda luto para consolidar meu hábito de leitura e me demorei demais a concluir.

'Um copo de cólera' é um livro para ser lido num tiro só. A maior parte é praticamente um episódio e em todo romance Raduan Nassar escreve como num fluxo de pensamentos, entre incontáveis vírgulas e raros pontos finais, que aparecem apenas para concluir os capítulos. A forma adotada só favorece a leitura em uma levada só. 

O texto fluido enfoca a relação tumultuada entre um homem e uma mulher, com uma narrativa em primeira pessoa (o homem) que começa uma noite de sexo visceral e vai até uma manhã em que as tensões entre os dois explodem em uma discussão, em 'O Esporro', o capítulo central do livro.

Lido da forma correta, 'Um copo de cólera' é um curto porém ótimo estudo de personagem, que forma um retrato pungente ao mergulhar no ataque de raiva de um homem voluntariamente isolado em sua existência e na escolha de seu modo de viver. 

Separe uma tarde inteira e boa leitura.