Encruzilhada

Encruzilhada

sexta-feira, 29 de março de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - Nós que aqui estamos por vós esperamos

64. Nós que aqui estamos por vós esperamos - 27/03 - Repetido - Internet


Nem documentário, nem ficção, 'Nós que aqui estamos por vós esperamos' talvez esteja mais próximo de uma peça de vídeo-arte. Ou melhor, um pouco de documentário, um pouco de ficção, 'Nós que aqui estamos...' é peça de museu, peça de arquivo. Como o próprio realizador Marcelo Masagão define, é um filme-memória.

Assim como Baraka faz um retrato de natureza e civilização, aqui o diretor e roteirista usa inacreditáveis imagens de arquivo, associadas a algumas obras marcantes do cinema mudo (O Homem com a Câmera, Um Cão Andaluz, Viagem à Lua, entre outros) para criar uma cápsula de memórias da civilização no século XX. Não à toa - segundo o Wikipédia - o filme de 1998 custou 140 mil reais para ser feito, com 80 mil sendo destinados ao pagamento dos direitos autorais de imagens e fragmentos de vídeo.

Lembro de assistir ao filme pela primeira vez quando adolescente. Fiquei embasbacado com a compilação de registros e a 'linha narrativa' elaborada por Masagão, criando uma espécie de documentário lúdico. Hoje, 15 anos depois, 'Nós que aqui estamos...' segue impactante e arrebatador pela força de suas imagens, da bela combinação entre registros históricos e histórias criadas, além da linda trilha sonora de Wim Mertens (com intervenções de André Abujamra).

Um filme-memória que poderia ser enviado como uma cápsula do tempo ao espaço, como um registro da civilização do século XX.

MEMO: As sequências de Fred Astaire/Garrincha e a história da Família Jones, entre muitas outras, nunca saíram da minha cabeça.

*O filme completo está disponível no Youtube. Link abaixo:

Nós que aqui estamos por vós esperamos