Encruzilhada

Encruzilhada

sexta-feira, 8 de março de 2013

Filmes e Memorabilia 2013 - O voo

57. O voo – 27/2 – cinema


Retorno de Robert Zemeckis ao live action, 'O voo' é um conto sobre os desdobramentos de um acidente de avião na vida do piloto que salvou o dia, no caso, o viciado Whip Whitaker (Denzel Washington). Em sua abordagem a caminho da suposta redenção, o filme esbarra no moralismo - e desculpe o linguajar, mas é uma sacanagem o Oscar não se tocar de que o clipe da indicação de Denzel na noite de premiação entregava a grande resolução do filme.

A pegada moralista que surge do meio para o fim é uma pena, porque 'O voo' vem bem desenvolvido. Ainda que o início do arco da personagem Amanda (Kelly Reilly), com a overdose contraposta ao acidente de avião - a overdose de Whip? - seja totalmente desnecessário.

O conto moral de Whip Whitaker tem uma premissa fascinante. Qual é o tamanho da culpa de um herói que estava sob efeito de álcool e drogas no momento de seu ato heróico? 

Personalizando o conflito e aparecendo em quase todas as cenas está Denzel, um ator pelo qual tenho muita estima. Acho fantástico o nível de carisma que ele possui na tela e o modo como domina completamente suas cenas. Há quem diga que Denzel interpreta sempre da mesma forma. Entendo o argumento, mas acho que se trata de outra questão. 

Já manifestei aqui o quanto acho uma pena que ele tenha se restrito a filmes de ação medíocres onde, aí sim, interpreta sempre o tipo fodão. Mas no geral, admiro Denzel porque ele me convence em personagens complexos sem grandes artifícios de caracterização de sua imagem. Ele está basicamente sempre com o mesmo cabelo, a mesma cara, o mesmo físico. O que muda é o que está por dentro. É quase teatral.

E foi justamente Denzel que me fez sair do cinema mais inclinado a conceituar 'O voo' como um bom filme, apesar da guinada moralista. Porque mesmo com a cara e o carisma de sempre, Denzel é fodão.

MEMO: A participação de James Badge Dale como um doente terminal é tão estranha quanto marcante; e toda a sequência do acidente de avião vai fazer você ter medo de embarcar durante algum tempo.