Encruzilhada

Encruzilhada

quarta-feira, 24 de abril de 2013

História curiosa: duas versões da poesia

História curiosa: na segunda-feira, perdi meu caderninho de poemas com quatro poesias inéditas ainda não-publicadas no blog. Revoltado comigo mesmo por não ter passado a limpo os escritos ou pela falta de atenção, reescrevi os quatro poemas testando a memória para lembrar os temas  que tinha abordado e algumas construções que tinha usado. Eis que, quando imaginava que aqueles quatro 'originais' estavam perdidos pra sempre em algum limbo das coisas que perdemos e não sabemos exatamente onde, recebo um telefonema dizendo que meu caderninho foi encontrado.

E agora, tenho duas versões para quatro poemas. Como acho um exercício interessante analisar as semelhanças e diferenças entre o 'original' e o 'reescrito com base na memória sensível', nos próximos quatro posts vou publicar as duas versões de cada um.

17/04

Em breve (1ª versão)                                           Em breve (2ª versão)

Chega a hora                                                Chegará a hora
Em breve virá                                              De dizer que vou
Levar-me embora                                         Muito em breve, me virá de fora
Tirar-me de lá                                              Pra saber quem sou;

Me faz um novo                                            Sem sorrisos demais
Me tira o chão;                                             Sem pedir nada mais
Um homem do povo                                      Começar de novo
Serei artesão                                                Ser homem do povo

Criatura, criador                                           À vontade, me dedicar
Completo, eu, por um segundo;                     De cabeça, eu, profundo
Da vida própria, ser motor                            Só a mim para explicar
Fazer do que era sonho, mundo.                    Fazer do sonho ser meu mundo.