Encruzilhada

Encruzilhada

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Um poema por dia - 19/04 - Pensando e criando


Como expliquei há dois posts, perdi meu caderninho de poema com algumas poesias inéditas, reescrevi as poesias e depois acabei reencontrando o caderno. Resolvi então publicar as duas versões de cada um desses poemas reescritos.

19/04

Pensando e criando                    Pensando e criando
(1ª versão)                                                    (2ª versão)

Pensar, criar,                                                 Pensa, pensa, pensa e cria
Pensamento é criação                                     Criatura e pensamento
Criação, consentimento                                  Criação e poesia
Dentro de opinião                                          Cria mundo, meu invento

Ao natural, nada se faz                                    Joga fora opinião
Deitado, são; sozinho, em paz                         Do que vem de outro lado
Me vem o acaso, constrói a cena                      Faz que sim e faz que não
Cria minha questão, me dá problema                Faz que só fica parado

Nem resolver, nem solução;                             Me provoco e te invoco
A responder, inquietação                                 Desafio, te procuro
No caos começa, do caos se tira                       Me incluo, me sufoco
Do caos se pega, no caos termina                     Num vazio, num escuro

Sobrevoando, a habitar                                   Questão: problematizar
Problematizando, manipular;                            Intenção: me responder
Filosofia, conceito em parte,                            Não resolver nem solucionar
Ciência, mundo, criar em arte.                         Pensar, pensar; criar, fazer.