Encruzilhada

Encruzilhada

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Um poema por dia - 20/04 - O tempo e nós

Como expliquei há três posts, perdi meu caderninho de poema com algumas poesias inéditas, reescrevi as poesias e depois acabei reencontrando o caderno. Resolvi então publicar as duas versões de cada um desses poemas reescritos.

Esta poesia é dedicada a J.B. Priestley e aos amigos que estão encenando 'O tempo e os Conways' na Casa da Gávea.

20/04

O tempo e nós                         tempo e nós
(1ª versão)                                               (2ª versão)

O tempo me leva                                      Chega o tempo
Me leva de volta                                       Chega e me leva
De volta carrega                                       Me leva e me entrega
Carrega e me solta                                    Me entrega um lamento

Me solta no tempo, a observar                   Lamento de vida
Observar paisagem                                   Vida vivida
Paisagem no ar                                         Vivida em paisagem
                                                              Em paisagem distante
No ar de seu tempo, parada em parada      
Parada pra ver, pra ver e ouvir                 Distante um do outro
Pra ver e ouvir, partida e chegada            Outro e um são o mesmo
Partida e chegada, e o tempo a sorrir        São o mesmo pedaço
                                                              O pedaço lançado
Sorrir com o tempo, a se alcançar              Lançado à ventura
Alcançar entre nós                                    Aventura imortal
Entre nós viajar                                       
                                                              Imortal no geral
Viajar, o tempo, sem ter pr'onde ir            Do geral assistindo
Sem ter pr'onde ir, alegria e lamento         Assistindo de um ponto
Lamento e alegria, os dois a se unir           De um ponto a um momento
Os dois a se unir, sob os olhos do tempo.   O momento de nós
                                                                             De nós todo o tempo.