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Dentro da casa – 03/04 - Cinema
Francois
Ozon é um realizador diferenciado. Inquieto e prolífico, desde 2002 consegue
manter uma média woodyalleniana de um
filme por ano, passeando entre gêneros e entregando bons filmes como ‘Swimming
Pool’ e o extraordinário ‘Amor em cinco tempos’.
Quase
sempre de posse de um olhar cínico em relação à sociedade, aqui Ozon brinca –
como já havia feito em ‘Swimming Pool’ – com o processo criativo na escrita,
produzindo um atmosfera de thriller no decorrer do processo.
Adaptando
o texto ‘El chico de la ultima fila’, do dramaturgo contemporâneo espanhol Juan
Mayorga (‘Hamellin’, ‘A tartaruga de Darwin’), o francês investe na
metalinguagem para discutir as liberdades que a ficção toma quando se baseia na
realidade, além de outros temas como mediocridade e frustração.
Para
a tarefa, Francois Ozon conta com, pelo menos, um quarteto inspirado: Fabrice
Luchini (o professor Germain), Ernst Umhauer (o aluno Claude), Kristin Scott
Thomas (a mulher do professor, Jeanne) e Emmanuelle Seigner (Esther, mãe do
amigo de Claude).
O
resultado é um filme intrigante, que decupa os meandros da escrita literária, cresce
e toma rumos inesperados conforme sua narrativa avança, sempre sendo conduzida
com elegância e alguma acidez por esse sempre relevante cineasta, Francois Ozon.
MEMO: (ATENÇÃO: O TRECHO A SEGUIR REVELA UM EPISÓDIO IMPORTANTE DO
ENREDO):
O beijo de Claude e Esther.